BRAGA, O QUE VISITAR, COMER E FAZER, 25 SUGESTÕES PARA 2021
Fique a conhecer esta cidade galardoada com o prémio "Best European Destination 2021".
A cidade de Braga é a terceira maior cidade de Portugal, com cerca de 140 mil habitantes. Localizada a norte, a cerca de 360 km da capital Lisboa e a 50 Km do aeroporto mais próximo, na cidade do Porto.
Braga é conhecida como a Roma Portuguesa, a Cidade dos Arcebispos e como a Capital do Barroco. Com mais de 2000 anos de história esta cidade vibrante, considerada uma das mais jovem da europa em termos de percentagem de população jovem residente, tem muito que oferecer a quem a visita.
Portugal é, por si só, um país seguro, ocupando em 2020 o lugar de país mais seguro da União Europeia e o terceiro mais seguro do mundo segundo o Global Peace Index (GPI) e dentro de Portugal, Braga é uma das cidades mais seguras.
Após esta breve introdução a Braga deixo a lista das nossas 25 sugestões sobre o que visitar, fazer e comer nesta cidade considerada o Melhor Destino Europeu para 2021.
1 - Comece a visita com uma panorâmica sobre a cidade no Miradouro do Monte do Picoto
2 - Desça o Monte do Picoto e divirta-se numa experiência radical no Picoto Adventure Park
3 - Siga pela Avenida da Liberdade em direcção à Praça da República
4 - Entre dentro do centro histórico e perca-se por entre as lojas tradicionais da principal rua comercial de Braga, a Rua do Souto
5 - Aprecie a arquitectura Barroca do centro histórico e experimente uma Frigideira do Cantinho na pastelaria com o mesmo nome fundada em 1796. Dentro da Pastelaria Frigideiras do Cantinho, ao caminhar poderá observar sobre um pavimento de vidro as ruínas romanas que foram descobertas aquando a renovação das instalações em 1996.
6 - Continuando no centro histórico, relaxe num dos jardins mais bonitos da cidade no Jardim de Santa Bárbara e aproveite para experimentar um doce típico de Braga, a Tíbia na Pastelaria Lusitana.
7 - Junto ao Jardim pode ver o antigo Palácio dos Arcebispos que data do Séc. XIV e que hoje é ocupado pela Reitoria da Universidade do Minho e pela Biblioteca Pública de Braga
8 - Em frente ao Biblioteca Pública de Braga tem os Paços de Concelho, edifício de arquitectura barroca do Séc. XVIII projectado pelo arquitecto André Soares, actualmente funciona como sede da Câmara Municipal.
9 - Ao lado dos Paços de Concelho, podemos observar uma das Igrejas mais emblemáticas da cidade de Braga, a Igreja da Misericórdia do Séc. XVI, monumento em arquitectura renascentista.
10 - Colada à Igreja da Misericórdia, encontramos a Sé de Braga, talvez o mais importante monumento da cidade, a mais antiga Sé de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade com a sua construção iniciada em 1070. Não deixe de visitar o Tesouro da Sé, um museu que faz parte do complexo da Catedral, onde pode descobrir, por exemplo, o Cofre de Marfim do ano de 1004 ou o Cálice e a Patena de S. Geraldo do Séc. XI entre outros tesouros monumentais. Também faz parte do museu, a visita ao Coro Alto e às Capelas onde estão os túmulos dos pais do 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
11 - Para o almoço não perca o famoso Bacalhau à Braga ou Bacalhau à Narcisa, existe em quase todos os restaurantes da cidade mas a nossa sugestão vai para o Restaurante o Relento. Para sobremesa não pode ir embora sem provar o típico Pudim Abade de Priscos.
12 - Descendo a Rua do Souto até à Rua D. Diogo de Sousa, continuando as suas compras pela principal rua comercial de Braga, encontra o Arco da Porta Nova. Entrada antiga da muralha da cidade, que foi restruturada no Séc. XVIII .
13 - Continuando pelo Arco da Porta Nova visite o Museu dos Biscainhos. Neste Palácio luxuoso pode experienciar o dia-a-dia da aristocracia do Séc. XVIII e passear pelo Jardim formal considerado um dos maiores exemplos de jardins históricos do período Barroco em Portugal.
15 - Desça a Avenida da Liberdade até encontrar o Palácio do Raio, edifício do Séc. XVIII e deslumbre-se com a imponente fachada de azulejos. O Palácio foi recentemente remodelado e serve actualmente como Museu Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga.
16 - Junto ao Palácio do Raio aproveite para visitar o sítio arqueológico romano da Fonte do Ídolo. Fontanário romano dos tempos da Bracara Augusta em muito bom estado de conservação.
17 - Relacionado com vestígios romanos poderá visitar igualmente as Termas Romanas do Alto da Cividade. Complexo arqueológico composto por um exemplo de termas públicas do tempo da Bracara Augusta.
18 - Junto às Termas Romanas deverá visitar o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa . Aqui poderá encontrar aquela que é considerada a “melhor colecção de miliários de toda a Europa”, além de moedas e outro espólio digno de registo.
19 - Saindo um pouco do centro histórico de Braga, poderemos descobrir aquele que é um dos segredos mais bem guardados da cidade. Estou a referir-me à Capela de São Frutuoso de Montélios. Esta capela do Séc. IX ou X é um exemplar único da arte romano-bizantina no país e é considerado um dos mais fascinantes monumentos da alta idade medieval da península ibérica.
20 - Relativamente perto da Capela de São Frutuoso poderá visitar o único e original Estádio Municipal de Braga, onde joga o Clube da cidade, o Sporting Clube de Braga. Conhecido carinhosamente como "Pedreira", foi projectado pelo arquitecto Eduardo Souto Mouro que recebeu o Prémio Pritzker, galardão mais elevado da arquitectura a nível mundial.
21 - Faça a viagem até ao Santuário do Bom Jesus do Monte, o ex-líbris da cidade, Património Mundial da UNESCO, também conhecido como Bom Jesus de Braga. Comece a jornada subindo o seu imponente escadório, apreciando as suas capelas e reflectindo numa viagem interior aos cinco sentidos.
22 - Dentro do Bom Jesus do Monte, tem que experimentar uma viagem de ida e volta no Elevador do Bom Jesus. Este Funicular construído em 1880 é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.
23 - Caminhe pelos jardins do Bom Jesus e aproveite para um passeio de barco a remos ou um passeio a cavalo .
24 - Descubra a Estrada Mágica do Bom Jesus. O local que desafia a gravidade, onde os carros parecem subir. Tem que experimentar para acreditar e tentar encontrar a explicação para o fenómeno.
25 - Termine a sua visita pela cidade ao observar o sol posto no ponto mais elevado de Braga, no Santuário do Sameiro . Um dos mais importantes Santuários de devoção mariana em Portugal, visitado pelo Papa João Paulo II em 1982.
Muito mais há para visitar, comer e fazer nesta que é uma das cidades mais incríveis de Portugal. Estas são as nossas sugestões, mas ainda ficaram muitas por dizer. Visite Braga que prometemos que não se irá arrepender.