Porto, o que visitar, comer e fazer, 25 sugestões para 2021
Porto o que visitar, comer e fazer, roteiro com 25 sugestões que poderá fazer a pé durante 2 dias.
A cidade do Porto fica localizada a norte de Portugal a cerca de 320 km da capital Lisboa. Com cerca de 216 mil habitantes, chamados carinhosamente de "tripeiros". Esta cidade à beira mar é a segunda maior cidade de Portugal, sendo reconhecida internacionalmente, há vários anos, com o prémio de melhor destino "City Break" da Europa. O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 1996.
Conhecida mundialmente devido ao Vinho do Porto, esta cidade fundada em 1123 tem muito para oferecer, com monumentos históricos únicos de uma beleza singular.
Numa visita de 2 dias a nossa sugestão será começar:
1 - Miradouro da Serra do Pilar que fica em Gaia, a cidade que faz fronteira com o Porto. Deste Miradouro poderá contemplar toda a beleza do Porto visto do outro lado do Rio Douro, com a zona da Ribeira em destaque, a Ponte D. Luis I e com panorâmicas que vão até ao mar.
2 - Atravesse a Ponte D. Luis I a pé deslumbrando-se com as vistas pelo caminho e apreciando a muralha medieval Fernandina que protegia a cidade.
3 - No outro lado da Ponte, já na cidade do Porto, começe por visitar a Sé Catedral do Porto. Igreja do Séc.XII.
4 - Desça a rua e visite a Estação de São Bento, uma das mais bonitas do mundo com os seus paineis de azulejos que representam cenas da vida rural do norte e cenas da História de Portugal.
5 - Anda mais uns passos e caminhe pela Avenida dos Aliados, a principal avenida da cidade. Com a Câmara Municipal no topo da avenida e o Palácio das Cardosas na outra ponta.
6 - A meio da Avenida dos Aliados, vire para a Rua de Santa Catarina, a principal rua comercial do Porto. Passe umas horas a comprar no comércio tradicional.
7 - E aproveite para beber um café no Café Majestic situado na rua de Santa Catarina, um dos cafés mais deslumbrantes do mundo, com uma arquitectura que faz lembrar a "Bélle Époque".
8 - Sugestão para almoço o restaurante "Capa na Baixa" localizado a uma curta distância da Rua de Santa Catarina mais propriamente na Praça D. João I. Um restaurante com um preço muito justo e boa comida. Experimente a Açorda de Marisco servida dentro do Pão.
9 - No topo da Rua de Santa Catarina dê uma vista de olhos na Igreja de Idelfonso, com a sua fachada coberta de azulejos.
10 - Ainda muito perto da Rua de Santa Catarina terá que visitar o Mercado do Bolhão. O principal e mais famoso Mercado do Porto, alvo de uma reaquilificação total que durou vários anos, com reabertura prevista para Maio de 2021. Aqui poderá comprar todo o tipo de produtos desde peixe a legumes.
11 - A meia dúzia de passos do Mercado do Bolhão visite a Capela das Almas toda coberta de azulejos, de uma beleza incrível.
12 - Volte a descer a Avenida dos Aliados e suba um pouco até à Livraria Lello. Considerada várias vezes como uma das livrarias mais bonitas do mundo. O grande escadório em madeira serviu de inspiração para J. K. Rowling no Harry Potter.
13 - Do outro lado da rua muito perto da livraria visite a emblemática Torre dos Clérigos do arquitecto Nicolau Nasoni, que se ergue a 75 metros de altura, com uma vista 360 sobre a cidade.
14 - A curta distância da Torre, visite a Igreja do Carmo e as suas fachadas cobertas de azulejos.
15 - Para jantar recomendamos o prato mais conhecido da cidade do Porto, a "francesinha". Poderá apreciá-la no "Café Santiago da Praça" localizado muito perto da zona da Rua de Santa Catarina e Igreja de Idelfonso.
16 - No dia seguinte, comece o dia junto ao Rio Douro na obrigatória visita às Caves do Vinho do Porto. Qualquer uma das marcas de Vinho do Porto é interessante de visitar mas nós recomendamos as "Caves Ferreira" por ser uma das maiores e mais bem preservadas. No fim da visita temos a prova de vinhos.
17 - Após as Caves, aproveite para caminhar à beira-rio no Cais de Gaia e fazer um "Cruzeiro das 6 Pontes" num barco tradicional, onde fica a conhecer as 6 pontes que atravessam o Rio Douro e ligam a cidade do Porto à cidade de Gaia.
18 - Terminado o Cruzeiro, atravesse a pé o tabuleiro inferior da Ponte D. Luis I e caminhe pela zona mais emblemática da cidade, a Ribeiro do Porto. Nesta zona histórica, por entre as suas ruas estreitas, encontrará muitos restaurantes, lojas e cafés à beira-rio. Escolha um restaurante que lhe agrade e delicie-se com o peixe fresco grelhado enquanto vê os Barcos Rabelo passar.
19 - Continuando pela zona da Ribeira do Porto, dê uma vista de olhos à Igreja de São Francisco, uma das mais bonitas e magníficas da cidade.
20 - Mesmo ao lado da Igreja encontramos o Palácio da Bolsa, com destaque para a sua Sala Árabe com uma decoração exuberante e sumptuosa.
21 - Caminhando mais uns metros descubra um pouco da História de Portugal no Museu Interativo e Parque Temático "World of Discoveries" .
22 - Se gostar de caminhar à beira-rio continue por cerca de um quilómetro até ao Palácio de Cristal e relaxe nos seus jardins. Além de uma vista deslumbrante sobre a cidade, rio e mar pode ver também os diversos animais que vivem livremente nos jardins, dos quais destacamos os Pavões.
23 - Continuando o passeio, caminhe mais cerca de 1,5 quilómetros e veja a Casa da Música, junto à Rotunda da Boavista. A Casa da Música é a principal sala de concertos da cidade. Este edifício único foi construida com uma arquitectura moderna, dando prioridade à acústica necessária para elevar o som dos concertos de música clássica que aqui podemos apreciar.
24 - Desca a Avenida da Boavista em direcção ao mar, são cerca de 5 quilómetros até ao "Sea Life" o Aquário com mais de 3000 espécies marinhas.
25 - Caminhe mais umas centenas de metros por entre o mar e o Parque da Cidade e termine o dia em Matosinhos, jantando numa das suas famosas marisqueiras.