TRÁS-OS-MONTES
A região de Trás-os-Montes é a região que fica mais a norte de Portugal, fazendo fronteira com Espanha. Região formada por cadeias montanhosas que atravessam os distritos de Bragança e Vila Real. Também conhecida como região de Trás-os-Montes e Alto Douro ou Terras do Barroso.
Região onde predomina as aldeias com casas de construção em pedra granito, criadas para abrigar e proteger do inverno rigoroso que atinge frequentemente temperaturas negativas. Com uma gastronomia dependente dos produtos da terra, onde se destaca a Feijoada à Transmontana, Posta Mirandesa e o Cabrito Assado à Transmontana. Dentro da gastronomia, destacamos também o Presunto, a Alheira de Mirandela e o Pastel de Chaves. Todos os enchidos desta região, de uma maneira geral, são muito afamados e deliciosos.
É na região de Trás-os-Montes que se produz a mais famosa castanha de Portugal. Os castanheiros são parte integrante da paisagem natural montanhosa que caracteriza a região. Assim como as cerejeiras e as oliveiras. Em Março temos o festival das Cerejeiras em Flor, um espectáculo da natureza que cobre a paisagem com as cerejeiras a florir. O azeite desta região é muito procurado por ser feito de um modo artesanal e natural.
Junto a Bragança podemos encontrar a aldeia de Podence, famosa pelos seus Caretos de Podence, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO que durante o carnaval saem à rua, disfarçados de imagens diabólicas soando os seus frenéticos chocalhos com mantas de franjas coloridas. O motivo desta tradição perdida no tempo, é encontrar raparigas para dançar num clima de diversão inocente e sob anonimato.
Nesta região encontramos muitas águas termais, onde se destaca as Termas de Carvalhelhos, Chaves, Vidago e Pedras Salgadas.